Departamento de Entomologia
Viçosa (MG), Brasil

Informativo

Servidoras do DDE ajudam a organizar o I Fórum Mulheres na Universidade e o Machismo Nosso de Cada Dia

Reitoria, diretorias, coordenações, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero, Casa das Mulheres, servidoras (es) efetivas (os) e terceirizadas (os), estudantes, comerciantes e população de Viçosa foram convidados a participar do I Fórum Mulheres na Universidade e o Machismo Nosso de Cada Dia, na busca pela informação, conscientização e formação de indivíduos capazes de reconhecer e promover mudanças frente a situações de machismo ou atos de violência.

Mesmo em meio à interrupção das atividades acadêmicas, o fórum foi enriquecido com a participação ativa do público presente. Coordenadores dos PPGs em Biologia Celular e Estrutural, Prof. José Eduardo Serrão, do PPG em Ecologia, Prof. José Henrique Schoereder e o Chefe do DDE, Prof. Eraldo Lima, entre outros dirigentes, estiveram presentes. Representantes dos discentes na Associação dos Pós-Graduandos (APG) e no Diretório Central dos Estudantes (DCE), entre outros, fizeram importantes colocações e reflexões. Marianna Ribeiro da Silva, diretora administrativa da APG, informou sobre direitos das pós-graduandas e esclareceu sobre o papel da Associação na representação, acolhimento e defesa dos direitos das pós-graduandas. Dentre os pontos levantados, foi destacada a falta de preparo e treinamento para acolhimento de mulheres em situação de violência – por sinal, brilhantemente representada na performance de Jeane Doucas (https://plus.google.com/100555426120904798257) e baseada em fatos reais detectados pela servidora Eliane Silva (DDE), membro da Comissão Organizadora, durante o processo de elaboração da pauta.

Performances executadas pelo Grupo Cambada (site Facebook), ilustraram, através do teatro reflexivo, a realidade vivenciada cotidianamente pelas mulheres. Baseadas em relatos coletados ao longo da organização do evento, nas mais diversas esferas da sociedade acadêmica e viçosence, as performances evidenciaram o machismo nosso de cada dia, tanto em suas formas veladas quanto escrachadas, provindas de homens e de outras mulheres. A cantora e compositora Gabriela Viegas (site Facebook) trouxe mais emoção ao evento, com sua maravilhosa voz e doce interpretação das letras profundas das melodias.

O fórum iniciou com a fala da coordenadora do evento, Profa. Karla Yotoko (DBG), emocionando o público com os relatos de situações machistas que ela precisou enfrentar no meio acadêmico, bem como pensamentos equivocados que ela foi capaz de desconstruir ao longo da vivência com as suas orientadas e colegas. Fernanda Pereira, estudante de mestrado do PPG-Entomologia, e Nívia Campos, psicóloga, informaram, através de suas palestras, a situação das mulheres na Ciência e a conceitualização da violência, abuso e assédio, bem como o que é machismo, femismo e feminismo.

Quando abrimos o debate, percebemos como as pessoas estavam ‘engasgadas’, precisando de um espaço para desabafar, para compartilhar experiências (muitas delas dolorosas) e fazer apontamentos, propor encaminhamentos” – Verônica Saraiva Fialho, servidora do DDE e ex-estudante do PPG-Entomologia, idealizadora do fórum. Naycelle Ribeiro, estudante de Nutrição da UFV e moradora do alojamento feminino, retratou a dura realidade das moradoras dos alojamentos femininos, bem como das minorias, provocando reflexões e emoções fortes frente à dura realidade que muitos insistem em negar. Sara Barbosa, estudante de Ciência Biológicas da UFV, integrante do Coletivo Repentistas do Desenho (site Facebook), responsável pela criação da arte do evento, fez uma importante colocação sobre a importância de se pensar no coletivo e resguardar os direitos adquiridos, pois quando abrimos (individualmente) mão de algum direito adquirido, como o uso de cotas, estamos prejudicando o coletivo.

Rafael Said Bhering Cardoso, servidor do DDE, ressaltou a importância da participação da comunidade: “Essa luta deveria ser de todos, principalmente de nós homens, que deveríamos ser os primeiros a nos conscientizar sobre esse tipo de atitude e buscar a mudança de comportamento”. E o coordenador do PPG-Ecologia, Prof. José Henrique Schoereder (DBG), esclareceu em seu depoimento: “As mulheres não querem culpar os homens e nem se fazer de vítimas. A questão não é ‘elas contra nós’. Nós queremos entender o porquê das diferenças reais na participação das mulheres e procurar formas de diminuir essas diferenças. […] Fechar os olhos ao problema não irá fazer com que ele deixe de existir. Temos que juntos, mulheres e homens, tentar descobrir as causas e lutar pela diminuição dessas lacunas, tanto na ciência quanto no nosso cotidiano. Podem contar comigo como parceiro.”

O fórum contou com o apoio financeiro do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB). E teve a cobertura pela Rádio Universitária, na pessoa da recém-premiada Raíra Saloméa Nascimento (https://www2.dti.ufv.br/ccs_noticias/scripts/exibeNoticia2.php?codNot=29179). Este foi apenas o primeiro fórum. Nós já contamos com pessoas voluntárias que se juntaram a nós durante o evento para a realização do próximo. Os encaminhamentos advindos do fórum serão divulgados em breve pela Comissão Organizadora. Junt@s, somos muito mais fortes.

Fonte: Verônica Saraiva Fialho